Búzios guarda muitas facetas além das praias espetaculares e das ruas cheias de charme. Uma delas, ainda pouco explorada, revela histórias e tradições que serão contadas através do roteiro “Raízes de Búzios”. Viva experiências ligadas à diversificada cultura local, à saborosa culinária típica e ao artesanato produzido pelos povos tradicionais da cidade: os quilombolas e os pescadores.
O roteiro abrange três regiões onde a história dos povos nativos é bastante latente. No centro da península, onde fica até hoje a colônia de pescadores, as praias e o casario, em especial na Armação e nos Ossos, conhecemos um pouco da história da pesca artesanal no município.
No outro extremo da cidade, o Bairro da Rasa foi cenário para o desembarque de navios negreiros e abrigou o Quilombo da Rasa, reconhecido pela Fundação Palmares. A região abriga atrativos naturais, geológicos e culturais únicos e ainda pouco explorados pelo turismo tradicional, como o Mangue de Pedras – um dos três mangues do mundo sem rios por perto e com riquíssimo ecossistema - e a Ponta do Pai Vitório, uma bela formação rochosa criada pelos movimentos tectônicos.
Já os bairros de José Gonçalves e Baía Formosa têm a história marcada pelo contrabando de pau-brasil por europeus com a ajuda de índios tupinambás que ali viviam. Mais tarde, foram rotas de desembarque de escravos para a Fazenda Campos Novos. Os que conseguiam fugir, escondiam-se no Quilombo de Baía Formosa, que hoje conta com uma sede e os visitantes são recebidos por membros de famílias remanescentes.
Essa rota contempla, ainda, a Serra das Emerências, ponto mais alto de Búzios, com paisagens de tirar o fôlego; e as praias de Caravelas e José Gonçalves, com aspectos selvagens e encantadores.
Ao resgatar as raízes de Búzios, o roteiro proporciona experiências únicas e surpreendentes, uma vez que envolvem não somente os atrativos naturais, mas também os culturais, que tecem e contam a história do município e de seus mais antigos povos.